Tapioca (“pérolas”) Brasileira

Quem segue perfis de instagram, blogues ou sites brasileiros “fit” certamente já conheceu as famosas tapiocas. 
Ao estilo de “crepes” e com os mais variados recheios, sendo banana, compotas naturais ou manteiga de amendoim os mais comuns. Podem ver AQUI, dúvido que ainda não tenham visto!
 
Cá em Portugal é um pocuo difícil encontrar aquilo a que chamam de “goma hidratada”. Algo que facilita muito o processo que, pelo que percebi, é só por na frigideira. Só recentemente é que me aventurei nas “versões portuguesas” com o polvilho doce como podem ver no post que indiquei acima!  
 


Bem, mas tudo isto porque resolvi comprar a Tapioca “de pérolas” que facilmente se encontra em todos os supermercados. E depois percebi que não sabia o que fazer com ela! ahah lá fiz uma pesquisa – se puseram tapioca só vos vai aparecer referente à tal goma hidratada – então, lá percebi que chamavam a esta “de pérolas” e foi assim que cheguei ao blog Limited Edition onde encontrei uma receita de mingau, que era aquilo que tinha pensado fazer (e até tinha comentado no facebook)

Mesmo não tendo por hábito pesar os alimentos, para depois me guiar resolvi colocar 30gr de tapioca e cobri totalmente com leite, até não ver as bolinhas! Deixei no frigorífico e, aproximadamente 50 minutos depois era este o resultado: “WOW” 

 


Cozinhei como costumo fazer as papas de aveia, adicionei mais leite naturalmente, coloquei um bocadinho de linhaça moída e um bocadinho de proteína em pó 

 

Bem sei que não ficaram fotografias muito bonitas e apelativas, mas foi este o resultado final. 
Gostei muito! Acho que é uma boa opção para variar da aveia. Com água ou outro tipo de leite vegetal (frutos secos, côco) também funciona muito bem, mas não sei dizer como é o seu sabor “ao natural” porque acabo sempre por lhe juntar proteína em pó e fica com esse sabor!
Mas é sem dúvida a repetir! Para preparar de manhã o ideal penso que seja deixar as bolinhas a repousar durante a noite 🙂
Ah, já me esquecia, para quem tem intolerância ou simplesmente preocupa-se com essa questão, a tapioca não contém glutén!
 
Conseguem ver as bolinhas?? 😛
 
Podem utilizar outras bebidas para hidratar (leite de amêndoas, de côco) ou até mesmo água! 
 
Não sei se têm sugestões para me dar, pelo facebook andava tudo perdido como eu, sem saber como usar! Fica aqui uma sugestão e quem tiver mais ideia são sempre bem vindas 🙂
 

12 thoughts on “Tapioca (“pérolas”) Brasileira

  1. Também tenho um pacote de tapioca "a macerar", à espera que ganhe coragem… Realmente os sítios mais "industriais" têm a vida toda facilitada!
    Parece bom, mas como gosto mais das papas de aveia simples (só com leite), e gosto mesmo do sabor, não sei se faça, porque é capaz de não ser bom sem nada para dar sabor…
    Acho que vou deixar repousar mais uns tempinhos (meia dúzia de anos devem chegar…) até me decidir a fazer 😛

  2. Ja alguns anos que uso tapioca..n sabia que era assim tao bom para a dieta! Faço sp com leite e um bocadinho de açucar e canela..tipo arroz doce… Mt bom!

  3. Eu não gosto de papas de aveia nem de leite algum… Resultado. … Como aveia crua com iogurte, que se deixar uns minutos no iogurte não vai parecer crua e não vai estar em papa… Não me dou nada bem com papas xD … Enjoo … Loooool ….

  4. para mim é estranho não gostar das papas de aveia então pergunto sempre como é que fazem que é para tentar dar algumas dicas para tentarem gostar lol 😛 mas pronto para quem não gosta de papa (textura) a tapioca assim também não vai ser uma boa opção!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *