Have you met…. “Catarina Fitness”?



Eis que (finalmente) sexta-feira volta a ser dia de “Have you met…?”


A Catarina é daquelas meninas que eu associo a estar “comigo” quase quase desde o início (tal como a Joana e a Garfield), por isso há um carinho especial, já são muitos post’s partilhados na blogosfera 🙂
Mas vamos lá ver as suas respostas!Antes de mais… fala-nos um bocadinho sobre ti e de como surgiu a ideia do teu blogue com este tema?
Durante muitos anos não tive a menor preocupação com o meu corpo mas com a idade isso começou a mudar e notei que uns kg a menos, não muitos, me fariam melhor.

 

Depois de muitos meses, talvez anos sem conseguir perder o peso efetivo, e sendo eu já uma leitora assídua de muitos dos blogues considerados fit/saudáveis, achei que era esse o impulso que eu precisava. Se antes do blogue eu já me preocupava em ser saudável, agora posso afirmar que me tornei efetivamente saudável.


  • Como é a tua rotina alimentar de um dia típico e como a preparas?
Tenho a sorte de conseguir fazer as refeições em casa portanto não preciso de marmitas, apenas de levar snacks.
Ainda assim, com o horário tão apertado e para não cair em tentação, no fim-de-semana preparo o menu para o resto da semana. Atualmente o meu pequeno-almoço tem variado entre as papas de aveia, bolinhos no microondas ou panquecas e iogurte natural com abacate, aveia e canela.
 
 
Ao almoço e jantar, visto que raramente consumo carne, vou variando entre peixe, marisco, leguminosas, soja, ovos, etc. Tenho sempre muitos vegetais no meu prato, é algo que adoro comer e me sacia. Quanto às fontes de hidrato-de-carbono as privilegiadas são a batata-doce e o bulgur.
 
Quanto aos lanches, tenho optado por iogurtes/fruta/gelatina/frutos secos e rodelas de batata-doce.

  • Se nos mostrasses o teu frigorífico/dispensa o que é que iríamos ver?
 
​No frigorífico: Molho de soja, aroma de baunilha, abacate, iogurtes naturais, ovos, feijão-preto e lentilhas cozinhadas, cogumelos frescos, palitos de cenoura cortados, pimento, tomate, gelatina, uvas, kiwi e banana

​Atum, chá verde, stevia, especiarias, milho, leguminosas e milho 
Sementes de linhaça, chia, farelo, aveia e alfarroba

  • Que alimentos é que consideras absolutamente indispensáveis e não podem faltar por nada na tua alimentação?
 Ovos, aveia, canela, leguminosas, atum, legumes e frutas


  • De 0 a 10 quão rigorosa consideras ser na tua alimentação? O que achas do conceito “cheat meal”/”cheat day”?
 7,5. Atualmente não sinto tanta necessidade de fazer cheat meal porque o meu corpo habituou-se e gosta das comidas mais saudáveis. No entanto, continuo a fazer para dar um boom no metabolismo e porque efetivamente as vezes também me apetece. Quanto ao cheat day, não faço porque acho que um dia inteiro a comer menos bem, iria “estragar” o esforço dos restantes dias.


  • Como é a tua rotina de treinos? Fala-nos um pouco de como começaste. O que gostas mais de treinar, quais são os teus exercícios favoritos?
Como treino em casa tenho que planear os treinos previamente, quando planeio a alimentação, planeio também os treinos. Uso sites com treinos já feitos como o FitnessBlender e tenho atingido os resultados. 
Treino 6x por semana, cada dia cada parte do corpo, seguido de cardio. Como e um gosto adquirido, não me custa treinar assim tanto mas confesso que quando é dia de treinar glúteos tenho uma motivação extra porque é o que mais gosto de treinar. Se antes adorava fazer cardio, agora gosto cada vez mais de fazer musculação, ainda que seja com pouco peso. 
 
  • Há quanto tempo e de que forma é que começaste a preocupar-te mais com o que comias? O que achas que provocou esse clique?
Não sei bem desde quando mas já lá vão alguns anos. Quando quis perder alguns kg comecei a ter mais atenção ao que comia, se bem que naquela altura preocupava-me mais com as calorias, agora preocupo-me com o que como no geral. Quanto mais clean, melhor!


  • E o tema “os outros”: como lidas com os comentários, dúvidas ou críticas dos outros – próximos (família, amigos) ou mais afastados (seguidores) – em relação às tuas opções (alimentação, rotinas de treino)
 Confesso que sou alvo de algumas criticas por causa do meu estilo de vida, por um lado tenho os amigos que não percebem o porquê de eu não beber álcool ou não comer o mesmo que eles comem e por outro tenho os meus pais que acham que este estilo de vida é uma obsessão. Tive que deixar de me importar com os comentários ou procurar formas de lhes responder porque não valia a pena. O blogue ajuda-me nisso mesmo, a perceber que não estou nisto sozinha já que não conheço ninguém que tenha cuidado com o que come ou pratique exercício. 
O que importa é o que nós pensamos, o corpo é nosso logo devemos trata-lo bem, se “os outros” não percebem, é caso para dizer, paciência!

  • Certamente ao longo do tempo foste fazendo algumas aprendizagens… há assim alguma coisa que ao olhares para trás penses “bolas, como é que eu fazia isto?”
Posso afirmar que o maior erro que fazia era não tomar o pequeno-almoço ou sair de casa apenas com um iogurte no estômago. Hoje em dia acordo com uma fome de leão e o pequeno-almoço é a minha refeição favorita!


  • E já quase a terminar…. onde sentes que encontras motivação/inspiração para continuar com este estilo de vida dia após dia?
 Primeiro, na blogosfera, estando nesta luta sozinha, é pelo mundo dos blogues fit que me vou sentindo motivada para continuar este estilo de vida e aprender cada vez mais. Segundo, no espelho, ver as alterações físicas faz-me querer continuar e ficar cada vez melhor e mais saudável. 

Alguma dica ou mensagem para quem quer ter uma vida mais saudável?
Dirigindo-me mais para as pessoas que como eu não podem treinar em ginásios nem comprar suplementos, gostaria de lhes dizer que é possível atingir um “corpo de sonho” e ser saudável mesmo sem essas coisas. Quem pensa que em casa não se podem fazer treinos a serio, engana-se. Acredito a 100% que com esforço e dedicação se consegue.

3 thoughts on “Have you met…. “Catarina Fitness”?

  1. Li ontem a entrevista mas nao cheguei comentar.
    ADOREEEEEEI! E vou partilhar quando for ao facebook 😀 😀 Gosto muitoooo da Catarina a serio 🙂 Nao sabia que tinhas instagram, vou adicionar-te 😛
    Beijinhosssssss

  2. Não consigo ver as fotos 🙁
    Por acaso eu ligo a blogosfera fit a principalmente 4 blogs – o teu (claro), o da joana banana, o da garfield e o da Catarina 😀 E adoro todos 🙂 Acho que o que leio há mais tempo até é o da Catarina, mas já os conheço todos há mais de um ano…
    Estranho, não sabia que as pessoas guardavam extrato de baunilha ou molho de soja no frigorífico… 😛
    Gostei muito da entrevista 🙂

  3. Sou uma entrevistada mesmo desnaturada, vi a entrevista na altura que a publicaste e já passou imenso tempo e ainda nem comentei!
    Obrigada pela oportunidade, é sempre bom não só para divulgação do blog mas quem sabe, ajudar alguém com as dicas 😀
    Beijinho*

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