Dicas para facilitar a organização no dia-a-dia

E como domingo é dia internacional da “meal prep” algumas dicas que tenho adoptado e que considero que podem ser muito úteis na organização e preparação do dia-a-dia!

  • Ter legumes frescos já lavados e prontos a consumir. Não é preciso serem aquelas embalagens de supermercado! Alguns que costumo ter (depende também da época do ano): alface, cenoura, beterraba, couve branca/roxa, espinafres. Com a alface (e outros vegetais do género) o truque é tirar o máximo de água possível depois de lavada, para que se conserve mais tempo. A cenoura (que costumo ralar) e a beterraba (corto às tirinhas) também se guardam bem uns diazinhos no frio, em recipientes fechados. Também tenho sempre cogumelos (são os preferidos para os ovinhos do pequeno-almoço, juntamente com couve), mas esses só lavo mesmo na altura de utilizar porque oxidam muito facilmente!
  • Fazer fornadas de batata doce / arroz para os dias de semana. Aqui exemplifico apenas os hidratos que consumo, que se aguentam perfeitamente bem no frigorifico durante os 5 dias da semana. Ainda assim e para ir variando, o que às vezes faço é, ao domingo um deles (normalmente a batata porque exige mais algum tempo de preparação) e a meio da semana faço o arroz.
  • Para quem pesa a comida – ou não – descobri no outro dia no Lidl (e de certeza que há em mais supermercados, eu é que não costumo ir tanto aos congelados) umas postas (neste caso de bacalhau) individuais! Achei fantástico, sabemos logo as gramas e o preço e assim podemos escolher as que mais se adaptam àquilo que costumamos comer. Para quem conta macros e afins, também facilita a vida porque escolhem logo aquelas que encaixam nas suas refeições!
  • Caixas e mais caixinhas e frasquinhos. Isto para mim é MESMO indispensável. Caixinhas para o almoço, para a salada e para o abacate (que não vai ao micro!), para os frutos secos, para os pós-treino. Frasquinhos com mistura de iogurte e fruta e/ou frutos secos, para levar as overnight oats para um lanche ou para um pequeno-almoço no trabalho… 
  • Tudo o que tiver de ser pesado, fazerem de uma vez só e guardarem para os outros dias nessas tais caixinhas. Já falei aqui maravillhas destas caixinhas da Myprotein para os pós treino

caixinhasmyproteinhealthyfitway

  • Ter comida cozinhada congelada para alguma emergência, algum dia em que -de véspera!! ok? não vale tratar das refeições no próprio dia!! – reparam que afinal não há nada para o almoço ou jantar! Acho que as carnes assadas são as que se portam melhor para estes casos… frango assado, lombo assado.. o que faço é, na noite anterior, quando estou a preparar as refeições do dia seguinte, coloco na caixinha e fica no frigorifico, vai descongelando durante a noite e à hora do almoço está óptimo, é só aquecer no micro normalmente!  Ainda relacionado com este tópico…. é indispensável ter sempre ovos e atum (ao natural) em casa para quando falha o plano b 😉
 
Post sobre Frango - Preparar refeições AQUI
Post sobre Frango – Preparar refeições AQUI
 
 
Quero saber a vossa opinião!
Também se organizam assim? Têm dicas para a troca? 😉
 
 
 

 

Podes seguir o HFW aqui:

4 thoughts on “Dicas para facilitar a organização no dia-a-dia

  1. Eu tenho sempre legumes congelados (apesar de preferir os frescos), latas de atum, sopa feita, esparguete de arroz que coze rapidinho, batata doce que é versátil… Mas no meu blog, no item "Organização" tenho lá mais ideias 🙂

  2. A cenoura e o pepino são os vegetais mais práticos, eu corto às rodelas e já está 🙂 O pepino nem descasco sequer 😛
    Não é normal ter essas postas? Eu nos talhos e isso estou sempre a ver…
    Tu e as caixinhas da myprotein 😀 Por acaso devem dar jeito 🙂
    Eu não costumo planear muuuuito, mas tenho sempre sopa e às vezes faço comida para sobrar. Para mim resulta 🙂
    Gostei das dicas! 😀

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