Pão de Abóbora com farinha de côco (Paleo)

O verão já lá vai e em vez de nos lamentar-mos, toca a aproveitar as coisas boas desta estação: dióspiros <3, castanhas, marmelos, batata doce … e abóbora

E se já são alguns os posts em que a abóbora é protagonista, muitas outras vão sendo as ideias que surgem ou com as quais me vou cruzando. Este pão de abóbora paleo friendly é uma delas, mas de certo não será a última.

Na verdade devo confessar que não sinto particularmente necessidade destes “pães”. As minhas refeições pouco variam e gosto de coisas muito simples. De manhã geralmente opto por ovos mexidos com legumes e um dióspiro (enquanto houver… :D), ao almoço uma fonte de proteína, carne ou peixe, legumes e gordura (azeite, abacate) o lanche é praticamente sempre aveia e whey em forma de papas (faço-as com água como já contei aqui e aqui), depois do treino segue-se um batido com whey e nestum de arroz e o jantar, com outra fonte de proteína e hidratos de carbono na forma de batata doce ou arroz basmati.

Ora bem, então qual é que é o propósito de fazer estes pães? pãodeabóborahealthyfitway1_

Basicamente é mais uma tentativa de por as pessoas “cá em casa” a comer melhor. A ideia era que servisse de pequeno-almoço pelo menos para a minha mãe, que consome grandes quantidades de açúcar diariamente embora ela própria não consiga ter essa noção. No primeiro dia resultou…. mas os velhos hábitos são difíceis de mudar. Eu cá vou continuar a tentar e a insistir… por isso não se admirem de ver mais pãezinhos por aqui 🙂

Posso dizer que foi dos melhores que já provei (está empatado com o de banana e trigo sarraceno, mas este acaba por me cativar mais por ser baixo em hidratos, óptimo para acompanhar uns ovinhos mexidos ou servir de snack a meio da manhã), o sabor da abóbora com a farinha de côco fica fan-tás-ti-co ! 😉 

pãodeabóborahealthyfitway3

 

 

Receita adaptada daqui

Ingredientes:

  • ½ cup de farinha de côco (abaixo indico onde podes encontrar)
  • 1 c.sopa de canela 
  • 1 c.chá bicabornato de sódio 
  • 1 c.chá noz moscada 
  • 1 c.chá cravinho moído 
  • 1 c.chá gengibre em pó 
  • 5 ovos 
  • ½ cup de leite de côco 
  • 2 cup’s (cerca de 300gr) de abóbora manteiga cozida aos cubos 
  • 3 c.sopa mel 
  • 1 c.chá extrato de baunilha 
  • Sementes/frutos secos a gosto para polvilhar o topo

 

Preparação:

Colocar num recipiente os ingredientes sólidos: farinha de côco, bicabornato e especiarias. Num processador de alimentos (ou copo da varinha mágica), colocar todos os restantes – à exceção dos frutos secos/sementes) e triturar até obter um creme homogéneo. 

Envolver a primeira mistura reservada com o preparado. Dispor numa forma de bolo inglês, aqui utilizei papel vegetal para evitar ter de untar. (mas já comprei uma de silicone no lidl ihihih :P). No topo dispor as sementes/frutos secos. 

Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos. 

 

Nota: a farinha de côco é mesmo o que faz toda a diferença no preparado… assim que a juntamos com o creme, engrossa de imediato! Trocando por outra farinha é provável que não seja possível manter as proporções.

Onde comprar farinha de côco:

  • Prozis – podes receber no dia seguinte (se encomendares até às 14h) e ter 10% de desconto em toda a encomenda com o código HEALTHYFITWAY-PRZ10. Abaixo partilho duas opções:

 

Se ainda não têm conta na Prozis aproveitem para fazer o registo, assim vão estando a par das campanhas em vigor e se fizeres através desta ligação, recebes algumas promoções extra no teu email! Em menos de 24h podem ter as vossas compras em casa. O serviço de entregas é bastante rápido e inclusivamente além de mensagem, a transportadora liga-te quando estão quase a chegar. 

  • Podem também encontrar em alguns supermercados (já vi no Continente e Aldi), Lojas de produtos naturais/biológicos como Celeiro, Terra Pura, Biomercado, Brio Biológico…

 

Fiz outra versão trocando o leite de côco por 100gr de queijo quark 20%M.G e adicionando 15gr de côco ralado. O resultado final é bastante semelhante, mas notei que precisou de mais cerca de 10 minutos no forno.

 

Post’s relacionados:

One thought on “Pão de Abóbora com farinha de côco (Paleo)

  1. Por acaso nunca tinha cozinhado nada com abóbora até há umas semanas. Agora estou viciada, no domingo passado cozi duas abóboras com especiarias, triturei e fiz bolo, panquecas, papas,… Não me lembrei de fazer pão, devia ter visto esta receita antes! Parece ter ficado tão fofinho 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *