Óleo de côco: Cuidados com o corpo

Por esta altura já estão fartinhos de ouvir falar no óleo de côco e nos benefícios que pode trazer, quando incorporado na nossa alimentação. Por isso… o post de hoje é sobre outras utilizações para o óleo de côco! 

Ainda assim, uma pequena contextualização: O óleo de côco é uma gordura (saturada), é um daqueles “super alimentos” com imensos benefícios associados como melhoria do sistema imunitário, diminuição da gordura corporal, especialmente no perímetro abdominal por acelerar o metabolismo, melhorias no trânsito intestinal, parece estar associado a uma redução nos valores do colesterol LDL, fonte de vitamina E, associada a pele, cabelo e unhas saudáveis, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, etc etc! 

Para muitas mais informações sobre o óleo de côco podem visitar o recente post da Inshape aqui:

 http://www.inshape.pt/oleo-coco-super-alimento/

beneficiosoleodecocohealthyfitway
Imagem retirada da Internet

É também importante perceber que o óleo de côco não é todo igual! Quando se fala em todos estes benefícios, a referência é um óleo puro, “extra virgem”, não refinado, sem quaisquer adições do que quer que seja. Existem marcas bastante mais ac€ssíveis (como a KTC no Jumbo e na zona do Martim Moniz – e provavelmente muitos mais sítios que não conheço) em que, se já tiveram oportunidade de encontrar, reparam que o produto nem a côco cheira!  Há quem recomenda que este deve ser bem aquecido antes de utilizar para evitar algum tipo de contaminações e há quem o utilize mais para “coméstica” (já lá chegamos!). 

Bem, mas então, por ser tão conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, anti-fúngicas, anti-bacterianas… o óleo de côco começou a ser utilizado para alguns cuidados com o corpo! Vou-vos falar de alguns, nem todos testados por mim, mas aos quais vou seguramente dar uma oportunidade.

  • Máscara de cabelo

Uma utilização também bastante popular do óleo de côco (talvez não seja preciso seguir o Snapchat da Gabriela Pugliesi para o saber :P). As recomendações são para utilizar da raiz até às pontas, “sem medos”. Pela sua ação anti-bacteriana é benéfico para problemas de caspa e semelhantes. Já experimentei uma vez, vou tentar criar uma rotina “semanal” para tentar avaliar possíveis resultados.

  • Máscara facial

Com uma simples pesquisa são variadíssimas as sugestões que encontramos pela internet fora. Conforme o vosso tipo de pele façam uma pequena pesquisa “máscara facial óleo de côco pele normal”, por exemplo! As máscaras faciais caseiras tem geralmente ingredientes como mel, aveia, iogurte, abacate… Produtos que costumamos ter em casa, cheios de benefícios que por vezes nos passam ao lado! 

  • Creme hidratante

A Saudável como um pêro e a Eatofit já tinham falado nas suas páginas e recentemente comecei a utilizar (apenas à noite, de dia utilizo sempre protetor solar). De manhã a pele está super super macia, nada oleosa, absorve muito bem! Mesmo para quem tem pele com tendência a ser oleosa, estas duas últimas sugestões de máscara e creme (neste caso facial), são opções viáveis pelas suas propriedades anti-fúngicas e anti-inflamatórias sendo que está também associado a melhorias nas -chatas- borbulhas, manchas e cicatrizes na pele. 

  • Desodorizante

Aqui está uma sugestão que pode ser um pouco estranha, mas que já pratico há algum tempo. Esta semana fiz mais uma “dose” e aproveitei para tirar fotos para partilhar convosco. Para fazer um desodorizante com óleo de côco precisam de mais alguns ingredientes. Desta vez segui outras proporções e acho que “acertei”! Estou a gostar mais deste do que do anterior. 

Vão precisar de:

  • Boião de vidro (este tem 140ml)
  • Bicarbonato de sódio (1/8 cup = 60ml capacidade)
  • Amido de milho (1/8 cup)
  • 5/6 gotas Tea tree oil* – ou outro óleo essencial. Eu utilizo este porque também é conhecido pelas suas propriedades anti-bacterianas, anti-fungicas e anti-virais. Tem um cheiro bastante forte, mas são precisas apenas algumas gotas. Podem ser adicionados outros óleos mais aromáticos como lavanda, menta …
  • Óleo de côco (2 c.sopa)

desodorizantehealthyfitway

Experimentem! Rende imenso considerando a quantidade minúscula que é preciso utilizar 😉 Espalha-se super bem na pele, protege (o mais importante!) e não deixa manchas na roupa.

* Podem encontrar online no site da Maquillalia e no da Vita33 (e provavelmente em muitos outros, mas estas lojas conheço e têm bons serviços de entrega!) 

  • Higiene bocal/Branqueamento

Esta dica deve ter sido das últimas que descobri. Conheci através do Snapchat da Bella Russo (Isabellarusso no instagram). Basicamente consiste em de manhã, ao acordar, bochechar a boca com óleo de côco. Lá está, graças às suas propriedades anti-bacterianas, tem benefícios associados ao nível de gengivite, tártaro, cáries …. além de tanananaaaa branquear os dentes! Eu comecei a fazer esta semana, se achar que realmente fez diferença volto a falar-vos nisso!!

 


Onde comprar óleo de côco:

  • Prozis – podes receber no dia seguinte (se encomendares até às 14h) e ter 10% de desconto em toda a encomenda com o código HEALTHYFITWAY-PRZ10. Abaixo deixo-te algumas opções (os tamanhos maiores acabam sempre por compensar mais, naturalmente)
    coconut-merchant_raw-organic-extra-virgin-coconut-oil-1000-ml_1

 

 

 

 

 

Se ainda não têm conta na Prozis aproveitem para fazer o registo, assim vão estando a par das campanhas em vigor e se fizeres através desta ligação, recebes algumas promoções extra no teu email! Em menos de 24h podem ter as vossas compras em casa. O serviço de entregas é bastante rápido e inclusivamente além de mensagem, a transportadora liga-te quando estão quase a chegar. 

  • Celeiro, Miosótis, Brio, Jumbo, Continente (….)
 

 

Espero que gostem e se já experimentaram alguma destas utilizações (ou conhecem outras) partilhem nos comentários 🙂 

 

 

Podes seguir as minhas publicações no Facebook e Instagram (espreita o instastories 😉 )

Aqui em baixo podes colocar o teu email, desta forma subscreves a newsletter e és notificado sempre que sai um novo post 🙂 

 

 

One thought on “Óleo de côco: Cuidados com o corpo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *