Acompanhamentos na reeducação alimentar: Nutrição e Psicologia

Há mais ou menos um ano atrás recordo-me de desabafar por aqui como, por vezes, sentia que blogs como este poderiam dar a sensação de que qualquer pessoa pode abordar estes temas e que ajuda profissional pode ser dispensável, sem nunca ter tido essa intenção, claro. Na altura expliquei que obviamente não tenho nem nunca tive o propósito de substituir quem quer que fosse. Em muitos temas nem expresso exatamente a minha opinião, limitando-me a partilhar um pouco do meu dia-a-dia, o que funciona bem comigo e penso que, se já me acompanham há algum tempo, a mensagem que tento realmente passar é que compreendam as vossas escolhas, percebam porque devem optar por determinados alimentos, tipo de treino, horários … e sintam-se bem com isso!

Mas vinha hoje falar-vos de dois tipos de acompanhamento que, a par com a prática de exercício e descanso poderão potenciar os vossos resultados.

No que toca à alimentação é fácil perceber que muitas são as variáveis que fazem com que não possamos ter todos uma alimentação igual, certo? Somo todos diferentes em termos de género, peso, altura, atividade profissional, atividade física, a nível genético podemos ter algumas predisposições “contra” ou “a nosso favor”, etc… como tal não podemos limitarmo-nos a copiar a alimentação de determinada pessoa. Temos de ir fazendo experiências, perceber o que mais gostamos, o que nos faz sentir bem e…. importante…. que nos vá encaminhando para os nossos objetivos!

O que acontece é que isto pode ser muito difícil especialmente hoje em dia. Sim, atualmente, estando “tão na moda” ser saudável, com os imensos novos blogs, páginas, instagram’s apologistas de uma alimentação saudável …. cada um à sua maneira! Em cada publicação que vemos acabamos por ler coisas diferentes, encontramos perfis que perderam imenso peso com determinadas estratégias e pensamos que podem funcionar para nós.. só que às vezes não funcionam e torna-se cansativo, desmotivador e frustrante fazer este percurso sozinha/o.

psicologia-exercício-nutrição

Pode ser muito importante este acompanhamento profissional. Podem aproveitar para esclarecer as vossas dúvidas com alguém especializado e ter um plano exatamente à vossa medida, criado em função da vossa individualidade.  

E além da nutrição aproveito para vos falar também de uma área que é muitas vezes esquecida, mas que não é menos importante: o acompanhamento psicológico associado ao comportamento alimentar. Principalmente em processos de perda de peso e reeducação alimentar é uma mais valia a conjugar a Nutrição, o Desporto e a Psicologia. Ainda que muitas vezes descorado, o acompanhamento psicológico ajuda a identificar e mudar os pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais associados ao comportamento alimentar, auxilia a distinguir eficazmente a fome real da chamada fome emocional (quando existe uma chamada “confusão de necessidades”, que não é propriamente de alimento, mas de atenção, amor, sucesso, apoio…). Ajudar na definição de objetivos e aplicação de estratégias mais adaptativas para que se consiga, de futuro, pensar e agir de acordo com o estilo saudável que se pretende alcançar.

Muitas vezes existem obstáculos em aceder a estes serviços como por exemplo não saber a quem recorrer ou (pensarmos que pode) ser dispendioso…Hoje aproveito para apresentar o Diário de uma Dietista que promove estes serviços. Em ambos os acompanhamentos (nutrição e psicologia) é possível optar entre acompanhamento presencial ou online.

 

Abaixo indico alguns links que poderão ser úteis.

Pontos de consulta presencial: http://diariodeumadietista.com/onde-estamos/

Acompanhamento Online Nutrição: http://diariodeumadietista.com/acompanhamento-on-line/

Acompanhamento Online Psicologia: http://diariodeumadietista.com/new-acompanhamento-psicologico-on-line/

Para pedidos de informação ou marcações podem utilizar estes contactos ou preencher o formulário: http://diariodeumadietista.com/contactos/

 

 

Se acharam que este post pode ser importante para alguém que conhecem,

não deixem de o partilhar 🙂 

Se já tiveram algum destes tipos de acompanhamentos profissionais, podem também aproveitar para partilhar  a vossa experiência na caixa de comentários e, quem sabe, inspirar outras pessoas a lutar pelos seus objetivos! 

 

Aqui em baixo podes colocar o teu email, desta forma subscreves a newsletter e és notificado sempre que sai um novo artigo 🙂 

 Podes seguir as minhas publicações no FacebookInstagram e no snapchat em claudiasesteves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *