Gelatina saudável (com ágar-ágar)

Já partilhei convosco várias vezes o meu ponto de vista, mas penso que não é demais relembrar. O conceito de saudável é subjetivo. Não concordamos todos com as mesmas abordagens e os nossos organismos não reagem todos da mesma forma às nossas escolhas… penso que o que realmente importa é estarmos informados (compreender o que estamos a consumir, estarmos conscientes) e vivermos bem com isso! Concordam?

E isto é uma espécie de introdução para uma versão “saudável” de gelatina. 

Bem sei que é algo bastante prático: pouquíssimas calorias, saborosa, fácil de preparar e principalmente agora no verão, é uma opção bem fresca!

Pois é verdade, o pior mesmo é, para mim, quando consultamos os rótulos. Acho que não vos trago novidades nenhumas: corantes, aromatizantes, coisas que não sei o que significam, o costume. 

Há uns tempos comecei as minhas aventuras com o ágar ágar. Um poderoso gelificante proveniente de uma alga. Comecei por experimentá-lo em “iogurtes” vegetais com leite de côco que conheci ao acompanhar o trabalho da Nutricionista Catarina Lopes. Depois destas primeiras experiências pensei logo em dar-lhe este fim, mas acabou por tardar! Finalmente, esta semana, provavelmente também porque o tempo começou “a pedir”, saiu a primeira gelatina “saudável”, com ingredientes conhecidos e até sem grandes invenções!

2016-06-08 03.04.03 3

 

Gelatina Saudável com ágar-ágar
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Ingredients
  1. 1 kiwi
  2. 5 morangos grandes
  3. 300ml chá de erva príncipe e limão
  4. 1 c.chá rasa de ágar-ágar
Instructions
  1. Fazer o chá como habitual. Se utilizar folhas secas, levar a ferver durante 5 minutos.
  2. À parte, triturar a fruta.
  3. Retirar as folhas/casca de limão, juntar a polpa de fruta e o ágar-ágar.
  4. Colocar em lume médio baixo e ir mexendo com vara de arames até levantar fervura.
  5. Colocar em taças, deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante pelo menos 1h.
Notes
  1. Utilizei 200gr de polpa de fruta para 300ml de chá.
  2. Podem naturalmente fazer com fruta e chá ao vosso gosto, e até mesmo apenas água.
  3. Quanto ao ágar-ágar, podem colocar um pouco mais, mas não recomendo exceder 1 c.chá.
  4. Rendeu 3 porções como as da imagem.
Healthy fit way http://healthyfitway.pt/
Gelatina Saudável com ágar-ágar

 

Espero que gostem, se experimentarem não se esqueçam de me contar o que acharam!

 

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5 thoughts on “Gelatina saudável (com ágar-ágar)

  1. Pois, a gelatina é muitas vezes associada a um ‘alimento’ saudável por ser baixa em calorias e açúcares mas está cheia de aditivos… Essa tua está muito mais saudável, e o melhor é que ainda parece mais uma sobremesa do que gelatina! Parece um pudim ou assim – e eu adoro pudins 😀

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