Ato em saúde e consequências legais para quem atua sem habilitações

healthyfitway2

No passado dia 15 de Setembro, dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde foi aprovada a proposta de lei que regula os actos de saúde das profissões do médico, médico dentista, psicólogo, nutricionista e farmacêutico.

Segundo a notícia publicada no DN

O diploma estabelece “as competências para a sua prática” e prevê “as consequências legais para a prática desses atos sem a necessária habilitação”, segundo fonte do gabinete do ministro da Saúde.

 

Ainda que também sinta bastante isto na minha profissão, particularmente após o BOOM da mental Coach do Éder, parece que todos os (não sei bem como chamar) mas acho que se chamam preparadores também se intitulam de “Coach’s” e dão “apoio psicológico”, mais grave parece-me a situação da nutrição.

Existem um sem número de páginas de acompanhamento online a fornecer este tipo de serviço, muitas delas com pessoas sem a devida formação.

Podem dizer-me que essas pessoas têm bons resultados, mas em bom português o que tenho a dizer é “cada macaco no seu galho”.

Coloquem-se no lugar do outro e pensem como seria ver a vossa profissão desvalorizada. Os desperdício dos anos e esforço que investiram porque afinal, não era preciso nada disso! Bastava fazerem uma página e terem boas competências de negociação e persuasão!

 

Certifiquem-se que procuram ajuda com as pessoas certas. Façam perguntas pela sua formação. Estas profissões são reguladas por uma Ordem, temos responsabilidades, direitos e deveres.

Ainda não foi publicado em diário da republica, mas penso que em breve esta informação será mais explícita. O mais importante é saber que se estarão mais atentos a estes casos de inconformidade com a LEI.

 

 

 

Podes seguir as minhas publicações no Facebook e Instagram onde vou fazendo mais publicações! Podes clicar no meu logo e acompanhar a minhas “instastories” onde vou partilhando mais em detalhe o meu dia-a-dia 🙂 

healthyfitwayblog

Aqui em baixo podes colocar o teu email, desta forma subscreves a newsletter e és notificado sempre que sai um novo post 🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *