Proteínas vegetais – Opinão e sugestões de como utilizar

Há já uns dois ou três meses atrás comecei a estar um pouco mais atenta a alternativas à proteína de soro de leite (whey), começando a fazer algumas pesquisas e experiências com proteínas vegetais, que partilho hoje convosco por aqui. 

A primeira experiência foi com a proteína isolada de ervilha, sem sabor, da myprotein

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Lá vou eu para experimentar, num super batido, no fim-de-semana. Juntei frutos vermelhos, espinafres, bebida de amêndoa… (ingredientes “habituais” nos meus batidos), e claro a proteína de ervilha. Não vou a modos e, com toda a naturalidade, coloco 1 scoop. Dou um golo… dois golos…. impossível de beber. Já disse aqui muuuuitas vezes que sou MUITO esquisita com sabores. É mesmo verdade e tenho noção, por isso é que ultimamente optava sempre pela proteína sem sabor. 

Esta estava mesmo a dificultar-me a tarefa de a conseguir usar – e era 1kg!

Apesar do cheiro a comida de peixe, passado umas semanas decidi que ia tentar novamente bebê-la “normalmente” depois do treino. Ou seja juntando água. Sabia que não era possível assim ao natural, por isso lembrei-me de juntar Nestum de Arroz (como fazia com a whey) e, ainda, mel. Coloquei a água, comecei a agitar… mas depois deixei de ouvir o liquido… tinha-se transformado numa pasta :/ 

Não desesperem, acabei por descobrir uma maneira de a utilizar, já a estou a terminar e até é possível que volte a comprar wohoooo!! 

Comecei a fazer a “queijada” de batata doce e claras com a proteína de ervilha. Coloco metade da quantidade de claras (aprox. 150ml) e 15gr de proteína de ervilha, além da batata doce. Claro que isto não era só só assim… coloco muuuuuita canela e raspas de limão e/ou laranja, mas garanto-vos que isto sabe bem e realmente acabei por me habituar! 

Bem, mas passemos a outras experiências/opções…

Seguiu-se a Proteína de Arroz

Aproveitei uma promoção no celeiro e comprei esta da Outros montes.

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Dada a quantidade, não considerei propriamente tomá-la no shaker depois do treino. Daria para pouquíssimas vezes, então  decidi que iria utilizar em batidos e panquecas. Opinião: para panquecas é óptima, principalmente para o pequeno-almoço, quando opto por opções com menos hidratos, porque acaba por dar a textura que outra farinha (ex: aveia, teff, trigo sarraceno) daria. Para batidos não gostei tanto porque sinto que não se dissolve tão bem e ao beber sinto que está ali uma farinha, percebem? É esquisito, mas em termos de textura não gosto muito do resultado nos batidos. Outro ponto positivo é o sabor ser muito neutro! Não se nota nada que a utilizámos o que, nestas opções, me parece muito bom!

Depois, a proteína de cânhamo

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“A proteína de cânhamo é utilizada em todo o mundo como uma excelente alternativa à proteína animal. Proteína de origem vegetal, sem glúten e sem lactose, produzida apenas com técnicas mecânicas e a frio, não requer o uso de Hexano ou outros solventes durante o processo de fabrico. Todas as sementes são analisadas para detectar contaminantes e limpas para remover corpos estranhos, oligossacáridos ou fitatos, que podem impedir a absorção de proteínas e minerais”

125gr – 7,60€ ( 10% de desconto com o código FITWAY10)

As sementes de cânhamo são mega conhecidas pelo seu teor proteíco, portanto temos aqui uma outra opção, além de todos os outros benefícios associados a este “super alimento”. 

Experimentei esta da OX Nature e, tal como a anterior, por se tratar de uma quantidade mais reduzida, optei por utilizá-la em panquecas, batidos e pudim de chia. Por ter uma melhor dissolução, consigo utilizá-la sem problema nos smothies e no pudim de chia, tal como tenho partilhado convosco no instagram e facebook. 

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Sugestão de “Pudim de chia verde” –  http://healthyfitway.inshape.pt/2016/06/pudim-chia-verde.html 

Em panquecas…

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E, por fim, surgiu a proteína de ervilha com sabor

Andei a adiar, adiar… tinha tido um início difícil na outra experiência, mas sobre esta já tinha encontrado reviews positivas além de – muito importante – ser aromatizada! 

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900gr – 18,22€ ( 10% de desconto com o código HEALTHYFITWAY-PRZ10)

Assim que percebi que tinha baixado significativamente o preço aqui na prozis, tratei logo de a encomendar. Pensei que “se consegui dar a volta” à outra, de alguma forma acabaria por utilizá-la, mesmo que não conseguisse beber somente com água. 

Por acaso, já disse que sou muito esquisita com sabores?! ahah pois bem, tem um cheirinho divinal a chocolate (pois, a sério? não é mesmo esse o sabor dela?). 

Fica deliciosa nas papas de aveia, nas panquecas (experimentei juntar beterraba e tenho adorado a combinação!! Quando faço pequenos-almoços mais “doces” como os pudins de chia ou panquecas, tento sempre incluir algum tipo de legumes, geralmente espinafres, couve kale, beterraba, abóbora em puré…), em “mousse” de abacate…. mas…. acho muito doce para beber só com água. Não se esqueçam que eu sou uma pessoa com problemas com sabores!! Não deixa de estar super aprovada, vou de certeza continuar a consumi-la, especialmente nas panquecas e bolinhos fica divinal.

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Além desta, e talvez fique para uma próxima, existe a opção da Gold Nutrition que combina as proteínas de Ervilha e Arroz e tem 3 opções de sabores…. Apesar da significativa diferença de preço talvez ainda experimente, especificamente a de baunilha, pois costuma ser um sabor “mais neutro” que costumo gostar.

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1kg – 29,69€ ( 10% de desconto com o código HEALTHYFITWAY-PRZ10)

 

E pronto, aqui ficam as minhas sinceras opinões sobre estes produtos. Era algo que já tinha pensado fazer há algum tempo e sei que também é do vosso interesse pois costumo receber algumas questões!

Se já experimentaram alguma destas, conhecem outras opções ou simplesmente querem partilhar a vossa opinião, comentem por aqui ou no facebook, para trocarmos experiências 🙂 

 Abaixo mostro-vos mais algumas opções que podem encontrar na prozis. Já sabem que podem sempre usar o código healthyfitway-prz10 para ter 10% em toda a loja (insere-se no passo 4 do pagamento)

Se ainda não têm conta na Prozis aproveitem para fazer o registo, assim vão estando a par das campanhas em vigor e se fizeres através desta ligação, recebes algumas promoções extra no teu email! Em menos de 24h podem ter as vossas compras em casa. O serviço de entregas é bastante rápido e inclusivamente além de mensagem, a transportadora liga-te quando estão quase a chegar. 

 

 

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One thought on “Proteínas vegetais – Opinão e sugestões de como utilizar

  1. Bem, já tens experiência suficiente para fazer um ensaio sobre proteínas vegetais! Eu vou ser sincera, nunca provei nenhuma. Só tenho uma saqueta-amostra de uma da MyVegies, não sei se conheces… Também encomendei na Prozis e já ouvi gente a falar bem dela 🙂
    Nem imagino o quão mau deve ser provar a proteína de ervilha e odiá-la sabendo que se tem 1kg para usar 😛 Ainda bem que acabaste por arranjar uma solução, que ainda por cima tem forma de sobremesa! Só vantagens 🙂 Deve mesmo adorar a queijada de batata-doce, gastar o pacote inteiro utilizando 15g por queijada é obra 😛

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