Visita à Fábrica Terra Nostra

Como prometido falo-vos hoje um pouco sobre a minha visita à Fábrica Terra Nostra, para conhecer um pouco mais sobre o programa Leite de Vacas Felizes.

O dia começava cedo para podermos aproveitar ao máximo, mas não sem antes tomarmos um super pequeno-almoço. “Obrigado por não existires no continente” foi o que pensei depois de provar os bolos lêvedos! (e escusem de me dizer onde há ou partilhar receitas!! :P)

img_20160907_073306

img_20160907_074556

img_20160907_083432

Mal sabiamos nós que já tinhamos um outfit, escolhido a rigor, à nossa espera na fábrica!

img_20160907_094715

Mas não sem antes ouvirmos um pouco acerca da visão e missão associada a esta novidade Terra Nostra. Na altura em que foi contactada para experimentar este produto e posteriomente vos falei AQUI, dediquei-me realmente a perceber e conhecer como se desenvolvia este programa. Sendo um blogue associado a alimentação saudável e sendo um tema tão subjetivo e com tantas teorias e abordagens associadas, eu senti que tinha de estar muito segura da minha “posição”. 

Este leite é “único”. Não existe nenhum outro país com condições climatéricas favoráveis à pastagem durante todo o ano! Este é um dos 5 pilares essenciais que destaca este Leite de Pastagem. 
Outro fator diferenciador é o facto destas vacas não viverem em estábulos fechadas. Vivem livremente em comunidade. Se já foram aos Açores, é possível ver como se conseguem organizar até ao estábulo onde lhes será retirado o leite. Se fosse algo tão doloroso ou se lhes fosse agressivo de alguma forma, acham que se comportariam desta forma calma e ordeira? 

Outras características têm a ver com a qualidade e segurança alimentar. Existe uma série de critérios que devem ser cumpridos em termos da ordenha, armazenamento e transporte do leite. Como o facto de o leite ser recolhido diariamente, o que não acontece em todas as marcas!

A produção sustentável é outra preocupação para que as gerações vindouras possam também aproveitar os belíssimos recursos dos Açores. 

Por fim, referir que também na área dos sistemas informáticos foi realizado um investimento para fornecer apoio aos produtores em termos da gestão das explorações, para que as suas práticas possam ser mais eficientes e sustentáveis.  

Outras questão que me parece importante ser partilhada é o facto deste leite de pastagem ser assegurado “apenas” por 36 produtores! Para pertencer a este programa, são avaliados em função de imensos requisitos e são sujeitos a várias auditorias.

 

img_1901_

Eu sei que têm sido assolados com vídeos, imagens, reflexões sobre maus tratos destes animais, mas não se foquem em realidades que não são as nossas. A verdade é que, felizmente, em Portugal, existe realmente uma empresa que tem estas preocupações e os animais são respeitados e cuidados.

Sei que algo que choca muito as pessoas é o facto de as crias serem separadas da mãe logo à nascença. Foi-nos explicado que realmente assim é e que esta é o melhor método para ambas as partes. As crias são afastadas nas 48h seguintes para que não se chegue a criar a ligação mãe-filhote. Esta opção tem também em conta o facto de as vacas rapidamente se tornarem mais independentes e não se dedicarem prolongadamente a cuidar dos seus filhotes. 

img_6323_

 

img_20160907_110551

Nestas imagens podem ver onde os leites são armazenados. É aqui se dá a separação entre o leite terra nostra tradicional (que até pode ser de produtores que estão em processo de avaliação para pertencer ao Leite de vacas felizes) e o leite de pastagem. 

img_20160907_111246

img_20160907_115536

 

Delicioso coffee-break à nossa espera, antes da próxima paragem: Visitar  um produtor certificado dos leites de pastagem 

img_20160907_120427

img_2074

img_20160907_131644

Fomos diretos para o Restaurante Terra Nostra Garden onde nos aguardava o maravilhoso cozido das furnas. Cozinhado lentamente durante cerca de 7h! 

img_20160907_144921

 

Antes de partirmos, fizemos ainda uma rápida visita ao parque Terra Nostra o que despertou ainda mais a vontade de voltar a este paraíso com mais tempo!

 

img_6325

img_20160907_161252_

 

Se querem saber mais sobre a minha opinião em relação ao Leite de Pastagem (e a própria questão do consumo de leite) podem ver este post mais antigo: http://healthyfitway.inshape.pt/2016/06/leite-pastagem-terra-nostra-novidades-reflexoes.html 

 

Podes seguir as minhas publicações no Facebook e Instagram onde vou fazendo mais publicações! Podes clicar no meu logo e acompanhar a minhas “instastories” onde vou partilhando mais em detalhe o meu dia-a-dia 🙂 

healthyfitwayblog

Aqui em baixo podes colocar o teu email, desta forma subscreves a newsletter e és notificado sempre que sai um novo post 🙂 

 

One thought on “Visita à Fábrica Terra Nostra

  1. Deve ter sido uma visita muito interessante! Não há nada que possa fazer uma pessoa acreditar no leite que bebe mais do que uma experiência assim (ok, esta frase é capaz de ter ficado um pouco estranha).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *