O Santo, o Surfista e a Executiva – Robin Sharma | Livros

Penso que concordam comigo que isto de “ser saudável” vai muito além da comida, certo?

Precisamente por, pelo menos eu, defender essa perspetiva, nunca quis limitar este cantinho à partilha de receitas. Considero realmente que – até como está muito na moda dizeré um estilo de vida! Também creio que é uma consciência que vai surgindo com o tempo. A própria definição de saudável, que já por si é tão subjetiva, também na minha experiência sinto que tem “evoluido”. Nos primórdios do blogue, partilhava por aqui muitos mais produtos alimentícios do que agora. Foi substituindo-os por alimentos mais a sério. Outra questão a que comecei a prestar atenção bastante recentemente foi na área da cosmética e higiene. A nossa pele é o nosso maior órgão… será que a estamos a cuidar bem? 

Mas tudo isto para partilhar que, além de tudo isto que é mais palpável, existe algo mais, e extremamente importante. A nossa atitude, o nosso mood, a nossa postura perante a vida. 

Pouco optimista por natureza, com o tempo, aprendizagem (inclusivamente devido à minha formação) fui aprendendo MUITO sobre a importância da nossa atitude perante tudo o que vai acontecendo. 

E como estamos em constante aprendizagem, eu pelo menos tento, sinto realmente que este livro me ensinou muito, inspirou e proporcionou boas reflexões. 

Falo-vos então d’ “O Santo, o surfista e a executiva” de Robin Sharma.

osantohealthyfitway

Já tinha ouvido falar deste autor há pelo menos um ano, sabia que os seus livros eram um sucesso, mas sentia que “não eram para mim”. Claramente não tinham surgido na altura certa!

Não se trata de nenhum tipo de livro de auto-ajuda diretivo, com diretrizes para seguirmos que “vão mudar as nossas vidas“. Considero especialmente cativante por surgir em torno de uma narrativa que inesperadamente, junta 3 pessoas com personalidades e estilos de vida tão diferentes, unidas pelos mesmos valores. De leitura muito fácil, é nessa simplicidade que nos passa uma mensagens também elas muito simples, para mudarmos (melhorarmos) as nossas vidas: 

  • Em todas as situações existe algo positivo. Tudo o que acontece representa uma oportunidade de crescimento. Sem as coisas menos boas, não saberiamos aproveitar tudo o que existe de bom. Uma vida sem obstáculos é uma vida vazia. Se só nos concentrarmos nas coisas negativas, só conseguiremos identificar essas, entramos nesse ciclo de negatividade. 
  • Pergunta-te constantemente: Como é que posso simplificar a minha vida? É uma pergunta extraórdinária para te orientares no mundo. Desconfia de tudo o que aparecer na tua vida e a tornar mais complicada”.
  • Gratidão, uma palavra que tem sido cada vez mais utilizada (ainda bem!), também sugere a elaboração de uma lista de benesses que não é nada mais que anotarmos todas as coisas pelas quais estamos gratos hoje, por mais triviais que pareçam. E se achas que não tens nada por que agradecer…. “E se amanhã só acordasses com o que agradeceste hoje?” 
  • O surfista sugere a resposta a 5 “Perguntas Matinais” que me pareceram interessantes de partilhar aqui convosco. “Requerem apenas uns minutos do teu tempo, mas farão com que o teu dia tenhas um êxito enorme.”  
    1. “Como é que eu viveria este dia, se soubesse que era o último? “
    2. “Que tenho eu a agradecer na minha vida?”
    3. O que é que eu posso fazer, hoje, para tornar a minha vida extraordinária?
    4. O que posso eu fazer, hoje, que seja incrivelmente divertido?
    5. Como é que posso ajudar alguém, hoje?

img_20161029_132138

Não imaginam a quantidade de excertos que queria partilhar aqui convosco. Ao longo do livro tive sempre a sensação de querer partilhar estas ideias com alguém! Como se sentisse que era importante mais pessoas pensarem sobre isto e terem esta “informação”. Mas nada melhor do que lerem realmente. Passem numa livraria e folheiem. Se não se identificarem, tentem mais tarde. 

 

Já escolhi o próximo deste autor, será “O monge que vendeu o seu ferrari”, outro best seller. As expetativas são altas, se quiserem depois partilho também por aqui 🙂 

 

 

Já leram algum livro deste género? Ou deste autor?

O que andam a ler neste momento?

O que me recomendam? 🙂 

 

 

Podes seguir as minhas publicações no FacebookInstagram e no snapchat em claudiasesteves

Aqui em baixo podes colocar o teu email, desta forma subscreves a newsletter e és notificado sempre que sai um novo post 🙂 (a qualquer momento podes cancelar a subscrição!)  

2 thoughts on “O Santo, o Surfista e a Executiva – Robin Sharma | Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *