E se a vida te der brócolos faz…

E quando a vida te dá brócolos, (e dos grandes como foi o caso!! podes ver AQUI)…. 

Partilho contigo 3 sugestões “diferentes”, para variar dos típicos (mas, ainda assim, meus adorados) brócolos cozidos! 

A primeira já deves conhecer aqui do blogue. 

Flatbread de brócolos

Não me canso de falar neste flatbread! Já fiz variações com couve flor, cenoura e beterraba e tem sido “aprovado” por muitos de vocês! Para pequeno-almoço, lanche e como até já utilizei várias vezes como base de pizza saudável, têm aqui uma óptima opção para utilizar brócolos!

flatbreadhealthyfitway

 

Sopa com base de brócolos

Não sou uma meeeega fã de sopa, não faço questão nem nunca tive o hábito de a incluir antes de um prato de refeição propriamente digo mas, “nem sempre nem nunca” e, de vez em quando faço algumas invenções. 

Fiz uma experiências e… desde então já repeti duas vezes!! Gostei bastante do resultado por isso achei útil partilhar por aqui! Aviso já que eu gosto de cremes e não de sopas muito aguadas. Podes sentir necessidade de colocar mais água 🙂

sopadebrocoloshealthyfitway

Sendo então os brócolos o Rei da receita, usei:

  • 350 – 400 gr de brócolos 
  • 1/2 courgette médio
  • 1/3 alho francês médio
  • 1 cebola média
  • 2 alhos
  • 1 caneca de água
  • temperos a gosto (usei sal e pimenta)
  • Espinafres Q.b.

Optei por fazer na bimby! Juntei todos os ingredientes, à excepção os espinafres e, ao fim de 15 minutos triturei tudo. Programei mais 5 minutos, juntei os espinafres e accionei a opção de lâmina inversa. 

Isto meras indicações, acredito que mesmo não seguindo à risca consigas um óptimo resultado com esta combinação de ingredientes!

Podes também ver esta sugestão com couve flor e especiarias que partilhei no Inverno passado, é também deliciosa e muito “quentinha” 😉 

Legumes assados no forno

Adooooooro legumes assados no forno! Basicamente utilizo…. TODOS! Cebola, courgette, beringela, pimentos, nabo, abóbora, cogumelos… acho mesmo que ficam todos deliciosos e dão um óptimo acompanhamento agora no inverno!

Há já algum tempo que – felizmente! – comecei a dar uso aos talos dos brócolos! Falo especialmente do “tronco” mas, nestes gigantescos brócolos que me ofereceram, até mesmo os talos das folhas, me pareceram um desperdício!

Cortei tudo em cubinhos e dividi em porções, indo a maior parte para o congelador. Na altura de cozinhar primeiramente “escaldo-os” e só depois vão ao forno. 

legumesnofornohealthyfitway

Neste caso utilizei: cenora, nabo, cebola e talos de brócolos! 

Outras sugestões para utilizar brócolos:

  • Empadão: Fazendo um puré com brócolos cozidos e outros legumes ou batata, por exemplo. 
  • Salteado rápido

Isto é algo que faço imensas vezes! Pego em legumes já cozinhados (como os brócolos) e noutros que cozinham rapiamente (como alho francês, couves, cogumelos) e faço um salteado super rápido com atum ou algo que já tenha cozinhado como bifes de frango ou algo do género! 😉  

 

 

 

Como gostam/costumam consumir brócolos?! Aliás… gostam? 😛 

Podes seguir as minhas publicações no Facebook em Healthy fit way No Instagram em @healthyfitwayblog (vai espreitando o instastories!) e no snapchat em claudiasesteves

Aqui em baixo podes colocar o teu email, desta forma subscreves a newsletter e és notificado sempre que sai um novo post 🙂 (a qualquer momento podes cancelar a subscrição!)  

One thought on “E se a vida te der brócolos faz…

  1. Eu adoro brócolos! Mas não costumo fazê-los de nenhuma das maneiras que mostras, só mesmo cozidos (sou uma pessoa tão básica) 😛
    Não acredito que não gostas de sopa, é uma das minhas formas preferidas de cozinhar os vegetais 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *