A minha suplementação diária!

Nunca quis que este blogue fosse meramente um espaço para partilhar receitas e sempre fiz por trazer conteúdos diferentes a este cantinho. No entanto e, assumidamente, como até já comentei em alguns artigos [como ESTE (treinos para fazer em casa) e ESTE]  alguns temas, propositadamente, tenho “evitado” trazer aqui.

Também já divaguei como consigo colocar-me na posição de profissionais destas áreas – nutrição/desporto, nestes casos – e perceber que não deve ser agradável ouvir pessoas a recomendar suplementos, dicas alimentares, planos de treino ou o que quer que seja, da mesma forma que eu não acho justo quando o fazem na minha profissão.

Mas na verdade, o que faço aqui não é recomendar nada. Nunca tive essa postura e o meu objetivo, desde sempre, foi partilhar o que faço, o que vou descobrindo, pensando que também poderá ser útil para alguém. Mais que não seja, para que também a incentive a pesquisar, informar-se e até mesmo procurar aconselhamento sobre o que poderá ser melhor para si, dada a sua individualidade!

Para que serve esta introdução toda, simplesmente para explicar que este artigo não tem como propósito incentivar-vos a adquirir estes produtos, trata-se sim de uma partilha sobre o que tomo atualmente, não por minha auto-recriação, mas por recomendação da minha nutricionista, dadas as minhas especificidades: rotina diária, tipo de treino, peso/estatura, objetivos, preferências e questões de saúde (particularmente ao nível da Tiróide)!

Começando pelo menos “específico”, digamos assim, e que na verdade pode mesmo ser utilizado por qualquer pessoa…encontrei A proteína vegetal! É mesmo “A”!! Se já viram este artigo sobre proteínas vegetais sabem como apesar de já ter testado várias, conseguir perceber quais as minhas favoritas para as diferentes utilizações, eu queria mesmo alguma que conseguisse beber somente com água. Precisava de algo prático, para rapidamente depois do treino alimentar e fornecer alguma energia enquanto não seria hora de jantar. Na altura já tinha experimentado outra marca, mas “sem sucesso” e tinha comentado que esta seria a seguinte. As reviews um pouco por toda a parte eram sempre boas, expectativas altas….e superadas!

“Arrisquei” o sabor de chocolate, tinha dúvidas pois pensei que podia tornar-se enjoativo. Não sou grande fã de aromas a morango (Fazem-me lembrar os pudins boca doce) e tinha receio que o aroma a baunilha não fosse suficientemente forte para camuflar a proteína de ervilha! Talvez acabe por ainda lhe dar uma oportunidade, para já estou MESMO MUITO satisfeita com esta!

Dissolve-se super bem (coloco geralmente 300ml de água, mas mesmo com 200ml fica ótima – digo isto porque caso não saibam, em algumas proteínas vegetais têm quase de por um litro de água, porque tem tendência a ficar meio pastosa com pouca), o sabor é muito agradável, não sabe nada nada à proteína de ervilha (thanks god). Claro está que não é 100% proteína de ervilha e arroz, tem o aroma adicionado, mas é algo com que sinceramente não me preocupo muito. Penso que é mesmo o único produto com aromatizantes artificiais que estou a consumir neste momento, sendo que a minha alimentação 95% das refeições resume-se a alimentos “a sério”, no seu estado mais natural!

Já que estamos numa de treino, falar-vos de dois outros suplementos neste âmbito. Dada a minha rotina de treinos (geralmente 6x/semana) e embora não me pareça “nada de mais”, foi-me recomendada a suplementação com BCAA’s e Glutamina. Nos últimos meses perdi algum peso e sendo essa a tendência quando estou “menos atenta”, o ideal é que também esta perda não ocorra ao nível da massa magra (que custa tanto a ganhar!) Os BCAA’s tomo antes do treino e a Glutamina após e antes de dormir, com as quantidades que me foram indicadas.

Também ainda neste contexto do “treinas Crossfit 6x por semana, é muito agressivo para o corpo apesar de não achares porque já fazes à muito tempo” foi-me recomendada suplementação com vitamina D (estou a fazer através do Vigantol que se compra em farmácias), mas restam-me ainda análises para fazer até à próxima consulta, de forma a analisar também os níveis de Cortisol.

De momento tomo também o probiótico Kyo-Dophilus 9 da Kyolic. Isto é algo que considero MEGA importante. Não sei se já falei por aqui sobre a importância de uma flora intestinal saudável, mas desde que li o Cérebro de Fibra fiquei super “sensibilizada” para esta questão. A dificuldade era claro saber como passar à parte prática, saber como poderia mantê-la saudável e só poderia ser com acompanhamento. Existem imensas estirpes de probióticos e é difícil sabermos qual a melhor opção para o nosso caso. Podemos ter uma alimentação TOP, até só com alimentos XPTO, biológicos e tal… e depois não estarmos a absorver (quase) nada! Podemos não estar a tirar partido da nossa alimentação!

Por fim, mas não menos importante, Spirulina! Neste caso, como devo tomar antes de uma refeição, apesar de já ter partilhado por aqui, convosco, a versão em pó, os comprimidos são bastante práticos! Tenho então optado por estes da Ox Nature. Aproveito para (re)partilhar o que mencionei na semana passada nas redes sociais. É MUITO importante – não só neste suplemento claro – termos atenção à origem dos produtos, especialmente quando estamos a falar de algo que damos ao nosso corpo todos os dias! Este produto em particular tem maioritariamente como país de Origem a China, sobre o qual todos têm conhecimento dos seus problemas de poluição. Existem versões seguras ainda que tenham essa mesma origem, mas acreditem que têm de pagar por ela e por isso, eu desconfio das ofertas demasiado baratas! Esta que estou a tomar é proveniente do Hawai e podem consultar mais informações AQUI na secção “perguntas frequentes”.

Tal como neste último quis optar por uma marca que me desse SEGURANÇA, o mesmo se aplica aos restantes produtos da Gold Nutrition (http://goldnutrition.pt/produtos/ ) e da marca Kyolic (http://www.econutraceuticos.eu/paginamarcas/kyolic/ ). Honestamente conhecia a Kyolic, mas nunca tinha experimentado nenhum produto, já a Gold Nutrition foi provavelmente das primeiras marcas que “conheci” e, não sei se por isso, mas sinto que inspira confiança! Além disso estamos a falar de uma MARCA PORTUGUESA, aliás, a PRIMEIRA marca portuguesa de suplementação desportiva!

Os produtos da Gold Nutrition são produzidos em laboratórios certificados na U.E. e mesmo as matérias-preimas adquiridas para utilizar nas suas formulas também têm de cumprir uma série de critérios!

Quero realçar novamente que isto foi recomendado especificamente para mim, com determinadas quantidades, pela profissional que me acompanha e se têm essa possibilidade considero que também o deveriam fazer sempre recorrendo a ajuda!

 

 

Nas imagens abaixo encontras uma sugestão de onde adquirir alguns destes produtos sendo que em todos o podes fazer com desconto!

 

No site da Prozis podes usar o cupão healthyfitway-prz10 e no site da Ox Nature utilizar o cupão FITWAY10 obter, em ambos, 10% imediato em toda a encomenda. Já é uma boa ajuda 🙂

Se tiveres questões a colocar, dispõe pff da caixa de comentários!

 

Agora gostaria de saber a tua experiência/Opinião!


Fazes algum tipo de suplementação? Se sim, Porquê?

Tens algum acompanhamento que te ajudou a compreender essas necessidades?

 

 

Podes seguir as minhas publicações no Facebook em Healthy fit way 

No Instagram em @healthyfitwayblog (vai espreitando o instastories!)

e no snapchat em claudiasesteves

Se me quiseres contactar utiliza o email thehealthyfitway@gmail.com ou a caixa de mensagens do FB

Aqui em baixo podes colocar o teu email, desta forma subscreves a newsletter e és notificado sempre que sai um novo post 🙂 (a qualquer momento podes cancelar a subscrição!)  

3 thoughts on “A minha suplementação diária!

  1. É um assunto sensível, às vezes recebo questões muito relacionadas com suplementos e esse tipo de coisas da parte de leitoras e não gosto nada de responder, mas a maior parte das pessoas não quer consultar um profissional e acha que é dispensável… É uma pena, pois se há pessoas qualificadas e com cursos nesta área isso deve-se a alguma coisa. De qualquer modo acho que fazes bem em publicar a tua rotina, até porque pode sensibilizar as pessoas para a possível necessidade de alguns suplementos e levá-las a procurar aconselhamento em relação a tomá-los ou não!
    Ando curiosa com essa whey… Encomendei a vegetal da EU Nutrition para experimentar (é a primeira vegetal que tomo), mas até tenho medo, depois do que disseste em relação a algumas 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *